TURNAROUND




Fatores Críticos para o Sucesso 
de um Turnaround

√ Plataforma tem de ser geradora de valor;

√ Postura dos acionistas;

√ Time correto de Outsiders;

√ Alta velocidade decisória para mudanças x tolerância aos erros honestos & Recalculating;

√ Integridade com os credores e colaboradores;

Comunicação transparente e constante;

√ Eliminar o risco de falência para conseguir apoio do    mercado à recuperação.


O que é

O Turnaround Management consiste na implementação de um conjunto de ações necessárias para renovar uma empresa que ruma ao insucesso empresarial e devolvê-la à normalidade operacional e solvabilidade financeira.

Nos casos em que a empresa se encontra num estágio de Maturidade (Stable) do seu ciclo de vida e o que se pretende é evitar o declínio do negócio, o Turnaround Management pode também ser designado por Business Transformation ou Corporate Renewal.

Em qualquer dos casos é recomendável iniciar, simultaneamente, um processo de Change  Management, para garantir o sucesso de todo o processo.


O que é : Ciclos de Vida de Uma Organização

TURNAROUND-6


O que é:  A gestão de um processo de Turnaround aborda 4 objetivos principais:

TURNAROUND-7

 


Motivo (Porquê)

No Brasil, a difícil situação em que vivem muitas empresas, mostra que é necessário que as mesmas se posicionem face às mudanças rápidas, à competição mais exigente, aos ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos e às novas realidades da globalização.

Muitas outras estão perante a fase de maturidade ou declínio de seu ciclo de vida (ou produto) mas não têm visão, estratégia ou competências para intervir o sentido descendente.

A necessidade de uma abordagem integrada e global, de ferramentas de gestão mais apropriadas, de métodos de recuperação financeira e ainda mudanças organizacionais necessárias, são tudo aspectos que apoiam o motivo de se desenvolver um projeto de Turnaround Management.


 

Motivo (Porquê) – Principais causas de declínio de um negócio

TURNAROUND-8


TURNAROUND-9


O que é overtrading ?

Consiste em procurar manter um certo nível de operações comerciais sem recursos financeiros suficientes. Envolve, normalmente, volume de vendas impressionante, margem de segurança progressivamente menor, sensação de esforço desmedido e perigo de quebra repentina.


Motivos (Porquê) – Áreas potenciais para pesquisa de sinais de alerta

TURNAROUND-10


Motivo (O porquê) – Curva de declínio corporativo

TURNAROUND-12


Como ? As 5 Fases de um processo de Turnaround

TURNAROUND-11

 


Como ?  4 Fases de pré-projeto

TURNAROUND-13