Fatores Críticos para o Sucesso de um Turnaround
√ Plataforma tem de ser geradora de valor;
√ Postura dos acionistas;
√ Time correto de Outsiders;
√ Alta velocidade decisória para mudanças x tolerância aos erros honestos & Recalculating;
√ Integridade com os credores e colaboradores;
√ Comunicação transparente e constante;
√ Eliminar o risco de falência para conseguir apoio do mercado à recuperação.
O que é
O Turnaround Management consiste na implementação de um conjunto de ações necessárias para renovar uma empresa que ruma ao insucesso empresarial e devolvê-la à normalidade operacional e solvabilidade financeira.
Nos casos em que a empresa se encontra num estágio de Maturidade (Stable) do seu ciclo de vida e o que se pretende é evitar o declínio do negócio, o Turnaround Management pode também ser designado por Business Transformation ou Corporate Renewal.
Em qualquer dos casos é recomendável iniciar, simultaneamente, um processo de Change Management, para garantir o sucesso de todo o processo.
O que é : Ciclos de Vida de Uma Organização
O que é: A gestão de um processo de Turnaround aborda 4 objetivos principais:
Motivo (Porquê)
No Brasil, a difícil situação em que vivem muitas empresas, mostra que é necessário que as mesmas se posicionem face às mudanças rápidas, à competição mais exigente, aos ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos e às novas realidades da globalização.
Muitas outras estão perante a fase de maturidade ou declínio de seu ciclo de vida (ou produto) mas não têm visão, estratégia ou competências para intervir o sentido descendente.
A necessidade de uma abordagem integrada e global, de ferramentas de gestão mais apropriadas, de métodos de recuperação financeira e ainda mudanças organizacionais necessárias, são tudo aspectos que apoiam o motivo de se desenvolver um projeto de Turnaround Management.
Motivo (Porquê) – Principais causas de declínio de um negócio
O que é overtrading ?
Consiste em procurar manter um certo nível de operações comerciais sem recursos financeiros suficientes. Envolve, normalmente, volume de vendas impressionante, margem de segurança progressivamente menor, sensação de esforço desmedido e perigo de quebra repentina.
Motivos (Porquê) – Áreas potenciais para pesquisa de sinais de alerta
Motivo (O porquê) – Curva de declínio corporativo
Como ? As 5 Fases de um processo de Turnaround
Como ? 4 Fases de pré-projeto